Ladrões de Elite - Ally Carter

Olá pessoal!

Sabem aqueles filmes de espiões adolescentes que passavam sempre na sessão da tarde? Pois é, foi exatamente isso que eu imaginava enquanto lia Ladrões de Elite. Com certeza o livro daria um ótimo filme.
E sobre o que se trata o livro? A sinopse já diz tudo sobre a história, então vou postar ela aqui, para vocês darem uma olhada:

Quando tinha 5 anos, Katarina Bishop distraiu os guardas da Torre de Londres para que o pai pudesse roubá-la. Aos 7, ela ouviu o tio Eddie planejar a interceptação de 80% do caviar do planeta. Quando fez 15 anos, Katarina armou um golpe por conta própria - um esquema para entrar no melhor colégio interno dos Estados Unidos e deixar para trás os negócios da família. Só que trocar de ramo e ter uma vida normal acabou sendo mais difícil do que Kat esperava. Hale, seu amigo charmoso, bilionário e antigo comparsa, logo aparece para levá-la de volta à realidade da qual ela havia se esforçado tanto para fugir. Mas é por um bom motivo: uma inestimável coleção de arte de um temido mafioso foi roubada e ele quer recuperá-la, custe o que custar. Somente um mestre do crime poderia ter realizado essa proeza e o pai de Kat é o único suspeito, embora insista em negar qualquer envolvimento. Encurralado entre a Interpol e um inimigo assustador, ele precisa da ajuda da filha. Para Kat, só existe uma saída: encontrar os quadros e roubá-los de volta. Não importa se parece impossível, se ela não tem pistas do ladrão e se o prazo é de apenas duas semanas. Com uma equipe de adolescentes talentosos e uma mãozinha da sorte, Kat está determinada a realizar o maior golpe da história da família e provar que jamais a abandonou.

Eu achei o livro bem divertido. É uma história sobre amizade, companheirismo, união e confiança entre os membros de uma família. Só queria saber um pouco mais sobre os personagens, pois ao longo da história alguns fatos sobre a vida de cada um são contados, mas pouco explorados. Tem tantas situações que eles já viveram juntos, que poderia haver outro livro antes deste só para contar esses fatos.

A Kat é uma personagem genial, já aos 15 anos. Inteligente, esperta e sem a menor noção da reação que ela causa nos homens ao seu redor. Já o Hale é uma graça também, nem parece ter só 16 anos. Ele é o único que consegue se igualar a Kat e por isso a atração entre os dois é inevitável. Sem contar que ele é lindo, inteligente, superprotetor e bilionário. Tem coisa melhor do que isso? ^ ^

Outros personagens que gostei bastante foram a Gabrielle, prima linda e patricinha da Kat, e também membro do grupo de ladrões da família, e Nick, o rapaz misterioso que aparece do nada e passa a dar em cima de Kat, ajudando a dar uma sacudida na relação entre ela e Hale (a qual nenhum dos dois conseguia se dar conta que existia).

A narrativa é bem fácil e agradável, e quando você percebe, o livro já acabou. O livro é dividido pelos dias que faltam para completar a missão, o que eu achei bem interessante, e o leitor consegue saber exatamente quanto tempo falta para o final do prazo sem que isso precise ficar sendo mencionado ao longo da história. E como não falar da capa, que é linda também.

Existem muitos lugares incríveis por onde os personagens passam, principalmente os museus e mansões na Europa, além das obras de arte mencionadas (as não fictícias, claro) e seria ótimo se tivesse alguns recursos visuais no livro.

A única coisa que fiquei me perguntando foi: os melhores ladrões do mundo são todos adolescentes? Todos os membros do grupo de ladrões tinham entre 14 e 16 anos e eram todos geniais. Sei lá, achei isso um pouco forçado.

Segundo livro da série, Uncommon Criminals, foi lançado recentemente nos Estados Unidos e não tem previsão de lançamento, ainda, no Brasil.


A autora também é conhecida pela série Gallagher Girls, que tem atualmente quatro livros publicados e cujo primeiro foi lançado no Brasil, pela editora Galera Record, com o título de Escola de Espiãs.

Estou bem ansiosa pelo segundo volume, pois estou curiosa para saber se as perguntas deixadas ao longo da trama serão respondidas. E quem será o misterioso Visily Romani? Só lendo para saber.

Leitura recomendadíssima.
Abraços,
Carol

Compre o livro na Saraiva.