O Beijo das Sombras - Academia de Vampiros


Olá pessoal!
Gostaria de agradecer a todos que comentaram na minha primeira resenha, que foi sobre o livro Destino

Para a minha segunda resenha aqui no blog, decidi escrever sobre o primeiro livro de uma das minha séries favoritas: Academia de Vampiros, da Richelle Mead.

O título original do primeiro volume é Vampire Academy. Aqui no Brasil, ele foi publicado pela editora Agir com o título de O Beijo das Sombras.

Como o título demonstra, esse livro é sobre vampiros, mas não da forma como conhecemos. A autora apresenta na história dois tipos diferentes de vampiros, Os Morois e os Strigois.

Os Morois são vampiros de nascença e que, para mim, se assemelham um pouco a elfos, devido a aparência delicada e longelínia (mas não possuem as orelhas pontudas, como os elfos). Possuem pele pálida como qualquer vampiro e cada Moroi desenvolve habilidades mágicas utilizando um dos 4 elementos: fogo, água, terra ou ar. Eles também se alimentam de sangue, mas não matam suas vítimas, e podem sair ao sol embora seja muito desconfortável para eles (e não brilham no sol).

E os Strigois, que ou são Morois que se transformaram por terem matado alguém propositadamente, ou que foram transformados por outros Strigois. Esses são como os vampiros clássicos. Extremamente pálidos, olhos vermelhos, além de possuírem uma força e volecidade incríveis. Ao contrário dos Morois, os Strigois não podem sair à luz do sol. Eles são terrivelmente maus, violentos, individualistas e competitivos. Matam qualquer raça, para se alimentarem ou pelo simples prazer de matar, tendo os Morois como suas principais vítimas, pois o sangue Moroi os fortalece.

O livro é narrado sobre o ponto de vista de Rose, uma adolescente Dhampir (no Brasil foi traduzido como Dampiro, mas eu não gosto muito dessa tradução), ou seja, uma mestiça de Moroi com humano (no caso dela, com outra Dhampir, pois há muito tempo os Morois não se relacionam mais com humanos). Rose tem 17 anos e está estudando, na escola São Vladimir, para se tornar uma guardiã dos Morois (uma espécie de guarda-costas que protege os Morois dos Strigois). Na verdade, Rose já sabe quem é a Moroi que irá proteger, a sua melhor amiga Lissa Dragomir, uma princesa descendente de uma das dozes famílias da nobreza Moroi e a única Dragomir ainda viva.

A história se inicia com a captura de Rose e Lissa pelos guardiões da São Vladimir, após as duas terem vivido escondidas entre humanos durante dois anos. O porquê dessa fuga da escola será explicado ao longo da história.

Entre os guardiões que as capturaram está Dimitri Belicov, um dos melhores e mais mortal entre os guardiões e também um dos mais bonitos, principalmente na opinião de Rose. Não vou falar muito mais para não revelar partes interessantes da trama. Mas o pouco que contei já dá para se ter uma idéia de onde chegará essa história. 

Um pequeno detalhe sobre Rose que gostaria de comentar é que ela tem a capacidade de sentir e ver tudo o que a Lissa está fazendo e sentindo. A autora, Richelle Mead, usa esse recurso para nos fazer acompanhar a história de Lissa mesmo sendo Rose a narradora da história.

Achei esta história bem diferente de tudo que estamos acostumados a ler sobre vampiros, além de ser maravilhosa, cheia de mistério, romance, drama e muita ação. E as personagens são ótimas. Rose é uma das minhas personagens favoritas, ela é forte, decidida, passional, corre atrás do que quer e não se importa de jogar sujo às vezes. E Dimitri, nem preciso falar, ele é apaixonante.

Já Lissa é o oposto da Rose. Ela é meiga, doce, frágil e muito dependente de outras pessoas, principalmente de Rose, o que a torna bem chata às vezes. Suas habilidades mágicas tem uma particularidade que a deixam também muito vulnerável as emoções e tem alguns efeitos colaterais bem sinistros.

De todos os livros da série, este é o que tem menos ação, mas nem por isso deixa de ser 5 estrelas. Os outros cinco volumes da série são:

2 - Frostbite (publicado no Brasil como Aura Negra)
3 - Shadow Kiss (publicado no Brasil como Tocada pelas Sombras)
4 - Blood Promises (publicado no Brasil como Promessas de Sangue)
5 - Spirit Bond (ainda não publicado no Brasil)
6 - Last Sacrifice (ainda não publicado no Brasil)

Recomendo para todos, desde os que gostam do tema vampiros e sobrenaturais, e até para os que simplesmente gostam de ler uma boa história. Tenho certeza que quem se aventurar a ler o primeiro livro, vai querer continuar a série. E eu garanto que a série só melhora.

Abraço a todos.
Carol

PS: Essa resenha ficou gigante. \0/
Não tem como eu não me empolgar quando falo dessa série.