Vida de Escritor #02 - Vanessa Bosso

Olá pessoal!!
Eu conheci a Vanessa Bosso através do twitter, e logo fiquei curioso para conhecer o trabalho dela. Ainda não tive a oportunidade de ler algo escrito por ela, mas pelas releases e sinopses de seus títulos, pude perceber que é uma pessoa com muito talento, além de muito simpática e querida!


Resolvi enviar algumas perguntas para a Vanessa, sem saber se ela responderia ou não, mas um dia depois, recebi o e-mail com as respostas! A Van é mesmo muito prestativa e atenciosa!! Confiram abaixo um pouco mais sobre essa excelente pessoa!



1) Começarei com uma pergunta que faço a todos os autores, pois gosto de saber como começaram. Então, como surgiu a Vanessa Bosso, escritora? 

A escritora sempre existiu, eu só não estava pronta ainda.

2) Você possui quatro livros já concluídos. O Imortal, Senhor do Amanhã, O Elemental e 2012. Confesso que ainda não tive a oportunidade de me aprofundar em nenhum deles, mas pelo que reparei nas sinopses e resenhas, cada um possui um tema diferente. O Senhor do Amanhã fala em teoria da conspiração. 2012 em ETs e apocalipse. O Imortal é um romance curioso, envolvendo um jovem de apenas uns 500 anos. E O Elemental é uma ação, onde o personagem precisar reunir os elementos para salvar o planeta. De onde você tira inspiração para escrever sobre temas bem variados? 

Meu universo é vasto, eu sou do tipo curiosa. Estudo e pesquiso tudo relacionado aos mistérios da vida, adoro literatura fantástica, poderes sobrenaturais, extraterrestres, outros mundos... é através dessas leituras que enriqueço meus conhecimentos e a inspiração surge. Mas muitas coisas eu "apenas sei". É difícil definir esse "apenas sei", mas, na maioria das vezes é assim que funciona.

3) O Senhor do Amanhã possui uma sinopse curiosa, de dar medo, mas ao mesmo tempo nos deixa com muita vontade de ler o livro. Como foi escrever esse livro, sabendo que muitas das "ficções" presentes no livro podem ser reais, ou pelo menos, parecerem reais? 

Eu diria que oitenta por cento do livro é real. Os outros vinte por cento, são apenas suposições e divagações. É um livro ambicioso e muito perigoso para os fracos de espírito e coração. Sempre pesquisei sobre as grandes conspirações da humanidade e, para este livro, foram dois meses intensos na busca de materiais na internet, autores conspiracionistas e documentários explicativos. Preciso dizer que perdi o sono várias noites? São conspirações reais, a maioria acontecendo bem aqui e agora. Muitas pessoas ficarão em choque. Outras me odiarão por dizer a verdade. Outras ainda abrirão seus olhos e mentes para o que está envolto em névoa. Abrirão os olhos para o que está por trás do véu da ilusão.

4) Você lançou 2012 pela Novo Século. E agora está lançando O Imortal e O Senhor do Amanhã pela Editora Dracaena. Como foi essa mudança de editora? Você recebeu muitas recusas antes de o Leo Kades abrir as portas para você? 

Por incrível que pareça, meus livros são sempre bem aceitos nas editoras. Optei pela Dracaena pelo excelente atendimento despendido pelo Leo e a certeza de que meus livros, meus filhos, serão muito bem cuidados.

5) Muitos blogueiros e leitores de blogs literários também gostam de escrever. Muitos deles estão com histórias prontas ou em fase de finalização. Que espécie de conselho você daria a esses jovens escritores? 

Muita paciência a partir de agora. As editoras demoram um bocado para dar uma resposta positiva ou negativa quanto à publicação. O importante é não desistir e não desanimar. Essa é a pior fase, mas, se é para ser, com certeza será.

6) Já podemos esperar um quinto livro da Vanessa? Ou você ainda não está trabalhando em nenhum projeto? 

Estou trabalhando em Possuída, uma obra que está tirando o meu sono. Gosto de saber como será o final dos meus livros e quanto a esse, não faço a menor ideia do que esperar. Isso me deixa angustiada e um pouco estressada. Mas já posso adiantar: esse será o melhor livro que já escrevi, sem dúvidas.

7) Agora uma pergunta mais pessoal. Vi em seu blog que você também está vendo a sua fila de leitura só aumentar. Isso ocorre comigo também. É sinal de que os livros estão mais acessíveis ou nós que estamos comprando mais do que deveríamos? 

Acho que não é nem uma coisa, nem outra. São lançamentos demais, isso sim! Não estamos dando conta de comprar e ler tudo em tempo hábil. Os livros continuam caros, como sempre. E estamos comprando mais do que deveríamos porque está difícil não querer na estante tudo o que sai no mercado editorial. Quer saber? Estou adorando esse bum literário. Para quem ama ler, como nós, é um prato cheio... ou melhor, uma estante cheia de excelentes obras!

8) Minhas ideias de perguntas se esgotaram. Então para finalizar, deixe um pequeno recado a todos os leitores do blog? 

Posso falar? Adorei essa entrevista! Perguntas criativas e com foco! Muito obrigada por esse espaço e lembrando que esse ano, três dos meus livros serão publicados. Fiquem torcendo para que eu consiga finalizar Possuída, porque essa obra promete! Beijo a todos os seguidores... e se quiserem conhecer um pouco mais do meu trabalho e até bater um papo (adoro conversar), estou todos os dias no twitter: @vanbosso


Confiram abaixo o release de O Elemental:
Um garoto de 15 anos. Um trágico acidente. A vida tomando rumos inesperados. As sombras que se aproximam. O destino do mundo caminhando para a destruição. E só o despertar do Elemental poderá nos salvar.

Nessa fantástica aventura, Will fará a jornada da sua vida.
Ao lado dos guardiões dos elementos, ele precisará resgatar o primeiro grão de areia criado, a primeira gota de água, o primeiro sopro do ar e a primeira chama do fogo.
Só de posse dos quatro elementos primordiais da natureza, o único capaz de nos salvar poderá ser despertado.
Will corre contra o tempo. A vida de sua mãe e de seu melhor amigo estão em perigo. Enquanto isso, as sombras trabalham arduamente para destruir Gaia e todos os seres humanos.
Será que Will conseguirá despertar O Elemental a tempo? Ou o planeta cairá em desgraça e as sombras tomarão conta de tudo? Prepare-­se. Em agosto, você viverá a maior aventura de todas.

Book Trailer




Sinopse

O que você faria se descobrisse que possui o poder sobre os quatro elementos da natureza? E que somente despertando esses poderes poderá salvar o planeta das sombras que se aproximam? Will descobriu isso da pior maneira.
Embarque nessa empolgante aventura ao lado de Will e seus amigos na busca pelos quatro elementos da natureza: Terra, Água, Ar e Fogo. A Batalha está só começando, e o Elemental é o único capaz de nos salvar.