Em Chamas – Suzanne Collins


Se você, amigo leitor, ainda não leu nenhum dos livros, recomendo fortemente que não prossiga com a leitura dessa resenha. Mas, se você já leu os dois volumes, ou não se importa com spoilers, pegue seu banquinho, se aproxime e vamos conversar sobre o Catching Fire!

Assim como eu, a Carol também leu o livro. Então resolvemos apostar na ideia de fazermos uma resenha dupla. A primeira parte do post traz a minha opinião sobre o livro, e a segunda, a da Carol! Confiram nossas palavras sobre Em Chamas e deixem seu comentário!

Confiram também a nossa resenha sobre Jogos Vorazes, o primeiro livro!




Bruno

Katniss e Peeta conseguiram fazer a Capital declarar ambos vencedores. Agora eles precisam manter as aparências e convencer a todos que usaram aquelas amoras envenenadas por amor, e não pela sobrevivência. O Presidente Snow, em pessoa, foi até o Distrito 12, visitar Katniss, e deixou bem claro para a nossa heroína de que ela precisa convencer os habitantes dos Distritos de que ela realmente está apaixonada por Peeta. Levantes contra a Capital podem estar sendo planejados em diversos Distritos, e se isso acontecer, Gale e sua família correm risco de vida. Durante o ano, os dois vencedores terão que fazer uma turnê em todos os Distritos, e é nessa ocasião em que Katniss precisará parecer apenas uma menina tola e apaixonada.

Com uma passagem bem conturbada pelo Distrito 11, onde Katniss viu a família de Rue e Thresh, e um pequeno príncipio de rebelião se formou, Katniss percebeu que ela na verdade é mais do que uma vencedora dos Jogos Vorazes. Ela é o Tordo, o ícone da revolução dos Distritos perante a Capital.
Mas estamos no septuagésimo quinto ano dos Jogos, e isso significa que é ano de Massacre Quaternário. E nessa edição do Massacre, “para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da Capital, o tributo masculino e o tributo feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos”, o que significa que a Katniss, única vitoriosa feminina do Distrito 12, está de volta à Arena. E junto com Peeta ou Haymitch.

Chega de contar sobre a história do livro. O que importa de verdade é que falta muito pouco para A Esperança, o terceiro volume, ser lançado no Brasil, pela Editora Rocco!

A trilogia é uma história que te mantém preso do início ao fim. Leitura rápida, envolvente e surpreendente, em certos pontos.

E agora, com quem Katniss, a garota em chamas, vai ficar? Com Gale ou Peeta?



Carol
Essa série é sem dúvida uma das melhores que li nos últimos tempos. Não tem como não se angustiar com o drama vivido por Katniss, Peeta e os demais personagens da história.

Nessa segunda parte, Katniss está mais acuada que nunca, todos os seus passos estão sendo monitorados de perto e a Capital não deixará que ela a faça de boba novamente. A tensão é ainda maior do que no primeiro livro, mas ação não é tão intensa quanto em Jogos Vorazes, pelo menos não até mais da metade da história.

Como disse o Bruno, o papel de Katniss é mais do que ser a vencedora dos jogos, ela se tornou um símbolo para todos aqueles que buscam se rebelar contra esse governo ditatorial e sanguinário. E essa responsabilidade está pesando muito sobre ela. Será que é isso que ela realmente busca?

Acho que os medos e dúvidas de Katniss estão mais presentes nessa segunda parte, permitindo ao leitor conectar-se cada vez mais com seu drama. Em vários momentos, eu me perguntava o que faria no lugar dela, e em determinadas situações, as emoções ficavam à flor da pele.

Não vejo a hora de ler Mockingjay e saber quais as decisões que Katniss vai tomar. Qual o rumo que essa história vai ter. Estou muito ansiosa pelo lançamento do terceiro livro.

Pôster Animado do filme Jogos Vorazes

Contador regressivo para o dia do lançamento do filme