Destino - Ally Condie


Olá pessoal!
Sou a Carolina, nova integrante da equipe do blog, e essa é minha primeira resenha para o blog Vida de Leitor. Estou bem nervosa e ansiosa para saber o que vocês vão achar da minha estreia. Tinha pensando em escolher para primeira resenha algum livro que fosse dos meus preferidos mas acabei optando pelo último que li por estar mais fresco na minha memória.
E também porque nesse sábado, 2 de julho, irá acontecer o evento de lançamento do livro em várias cidades do Brasil. Aqui, em Porto Alegre, o evento será realizado na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas a partir das 15 horas. Quem quiser mais informações é só clicar aqui.

Destino é o segundo livro com o tema futuro distópico que eu li e talvez por isso não tenha me agradado tanto quanto imaginava. Não depois de ter lido o sensacional Jogos Vorazes.

Imagine ter sua vida totalmente controlada pelo governo (na história esse governo é chamado de Sociedade). Você não tem direito a escolher o que come, o que veste, onde vai, nem mesmo com quem vai casar. Essa é a premissa do livro que é narrado sobre o ponto de vista de Cassia, uma adolescente que, no aniversário de 17 anos, está prestes a realizar um de seus grandes sonhos: conhecer o seu par. Na verdade o par que a Sociedade destinou para ela.

E para sua surpresa, o par escolhido é Xander, seu melhor amigo. Mas não é apenas de Xander as imagens que estão não cartão que ela recebe com as informações sobre o seu par. A imagem de outro garoto também surge na tela; ele é Ky, seu vizinho e colega de escola. Esse incidente, (teoricamente um erro de informação cometido pela sociedade) aliada a outras situações que ocorrem na vida de Cassia, a levam a questionar o seu direito de escolha e a forma de controle que a Sociedade tem sobre todas as pessoas além de despertar o interesse por Ky a deixando dividida entre os dois garotos.

O livro me atraiu primeiramente pela capa que é linda e tem tudo a ver com a história. E também pelos comentários e resenhas que li em blogs. Tinha grandes expectativas sobre ele. Mas achei o livro bem chato no início, ele tem pouca ação e se resume a narrar a vidinha totalmente planejada e rotineira de Cassia e seus questionamentos e angústias. Angústias que eu também sentia com ela. Em vários momentos eu tinha vontade de gritar.

Para todos os habitantes essa é a sociedade perfeita onde tudo é igual para todos, mas se essa é a sociedade perfeita prefiro continuar com a nossa.

Imagina nem poder escrever a mão ou desenhar, que pesadelo!!! Ninguém pode criar nada apenas copiar aquilo que foi determinado como bom pela Sociedade o que são apenas 100 poemas, 100 canções, 100 pinturas e 100 histórias.

Um dos pontos altos do livro é Ky, um garoto considerado aberração pela Sociedade e que busca levar uma vida no anonimato mas que nem por isso baixa a cabeça e permite ser controlado. A cenas dele com Cassia são as melhores do livro na minha opinião. Apesar de achar o Xander uma gracinha também.
Outro personagem que gostei muito foi o avô de Cassia. Mesmo que tenha sido uma participação curta ele deixou sua marca no desfecho da trama plantando a sementinha da dúvida nas crenças de Cassia sobre essa vida perfeita estipulada pela sociedade.

Até uma certa altura do livro eu pensava em não continuar a série mas os capítulos finais me fizeram mudar de ideia. Acho que a história promete bons momentos em Crossed, próximo livro da série e pretendo saber como a história vai terminar.

Eu o considero 3 estrelas mas acho que a história tem tudo para ficar muito interessante nos próximos 2 volumes. Recomendado para quem gosta da temática distopia.

Um abraço,
Carol.