Correr ou Morrer - James Dashner


Olá amigos do Vida de Leitor!

Hoje vou falar sobre o famoso livro do escritor James Dashner, “Maze Runner – Correr ou Morrer”.

A primeira vez que ouvi falar desse livro fiquei pensando se valia ou não a pena comprá-lo. Pesquisei em vários sites para saber se ele tinha boa cotação e se era bem avaliado pelos leitores. Enfim, acabei comprando o livro. E não me arrependo nem um pouco!

O livro conta história de Thomas, um garoto que acorda dentro de um elevador totalmente escuro, que está indo para algum lugar o qual ele não faz a menor ideia de onde seja. O personagem se lembra de poucas coisas da sua vida antes do elevador e a única certeza de que tem é o seu nome. Quando finalmente o elevador chega ao seu destino, Thomas se vê em uma espécie de grande clareira, onde vivem centenas de outros garotos, alguns mais velhos, outros mais novos, mas todos na mesma situação em que ele se encontrava. Chegaram pelo elevador e tinham esquecido quase tudo sobre seu passado. 

Mas este local, conhecido apenas como “A Clareira”, guarda mistérios tão grandes como os muros que a cercam, muros esses que se abrem ao amanhecer e sempre se fecham ao anoitecer sem que ninguém faça nada. A única coisa que os habitantes da Clareira sabem é que um novo garoto chega pelo elevador sempre de trinta em trinta dias, sendo todos eles, homens. Os mistérios começam a aumentar quando pouco após Thomas chegar, o elevador entra em movimento novamente, trazendo desta vez uma garota em seu interior. Mas o que mais chama atenção é a mensagem que ela traz.

É neste cenário de mistério onde poucas coisas são conhecidas que o leitor é inserido. A cada página passamos a conhecer melhor o dia-a-dia dos moradores da Clareira, os seus hábitos e os seus costumes e como conseguem sobreviver em um lugar tão misterioso.

O livro é extremamente cativante, com uma leitura muito simples e fácil. O clima e os capítulos curtos contribuem para que o leitor fique horas e horas com o livro em mãos esperando encontrar as respostas para as milhares de perguntas contidas no livro.

O “Correr ou Morrer” é apenas o primeiro livro da trilogia Maze Runner. O segundo volume, que eu aguardo ansiosamente, será lançado no Brasil em setembro deste ano pela Editora V & M.

Uma ótima leitura a todos!