Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

Olá amigos leitores!

A resenha de hoje é sobre um livro que eu adorei ler:  Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare. Se eu pudesse descrevê-lo em apenas uma palavra, esta seria aventura!  É um livro ágil, rápido, com muitas tramas, mistérios e surpresas. Cidade dos Ossos nos conta a história de Clarissa Fray, ou Clary. 

Uma adolescente de 15  anos, tímida, que adora desenhar, que vive as inconsistências normais de ser uma adolescente e tem sempre ao lado seu melhor amigo e fiel escudeiro Simon, uma figurinha muito engraçada que a gente aprende a gostar muito no decorrer da história. Clary vivia uma vida normal com sua mãe Jocelyn e seu padrasto Luke até que ela conhece alguns jovens, a boate Pandemônio, que vão mudar definitivamente o curso de sua vida. Entre eles está Jace, um garoto lindo, forte, astuto e nada modesto. Jace, assim como Isabelle e Alec são nephilins – filhos de anjos com humanos, também chamados Caçadores de Sombras e tem como missão caçar demônios. 

O que intriga Clary é que apenas ela consegue vê-los. E as interrogações e dúvidas não param por aí. Ao ligar para casa, Clary percebe algo estranho na voz e no comportamento de sua mãe.  Ela some, ou melhor, a reviravolta na casa indica que foi sequestrada. E para piorar a situação ao voltar para a casa na procura da mãe ela é atacada por um demônio! Clary está cada vez mais confusa e com medo. Dúvidas sobre quem ela é, porque está vendo coisas que até então julgava inexistentes e qual a relação do sumiço de sua mãe com tudo isso? E é em Jace e no novo e misterioso mundo que desponta à sua frente que ela vai buscar essas respostas.

O livro é contagiante, envolvente e prende você à leitura de uma forma que você quer sempre ler mais. A narrativa é simples, direta, se atendo apenas aos detalhes que são necessários.  Os personagens são bem caracterizados, e é como se você conhecesse cada um pessoalmente. Eu, particularmente,  estou encantada com Jace. Clary é uma garota frágil e tímida que vai crescendo ao longo da trama, se tornando cada vez mais independente e madura e Simon é uma diversão só, mas uma figura também imprescindível dentro da história.
 
Cidade dos Ossos é o primeiro volume da Série Os Instrumentos Mortais. Esta série é formada por seis livros. O segundo volume já foi  lançado aqui no Brasil com o nome de  Cidade das Cinzas. Em outros países como EUA e Portugal  já foi lançado o terceiro volume: City of  Glass (Cidade de Vidro). Os outros volumes são:  City of Fallen Angels, City of Lost Souls e City of Heavenly Fire. Ainda não há data certa para o lançamento desses volumes aqui no Brasil, mas irei esperar ansiosa por cada um deles, pois estou curiosa para saber o que está reservado para Clary nesta busca cheia de aventuras e perigos. Recomendo!

Boa leitura a todos e um abração!
Ilmara