Abusado - Caco Barcellos

Eu sei que sou suspeito para escrever qualquer palavra sobre o Caco Barcellos. Um jornalista íntegro e honesto, que sempre prezou pela verdade e pela liberdade de imprensa. Um jornalista que tem um currículo repleto de reportagens investigativas, coberturas de guerras e livros.

Abusado, O Dono do Morro Dona Marta é o resultado de uma reportagem sobre a vida em um dos morros mais disputados pelos traficantes no Rio de Janeiro. Caco Barcellos passou meses convivendo com os traficantes e com os moradores, e traz pra nós todos os detalhes, desde os mais sangrentos e cruéis até os mais humanistas e solidários. 

O autor entra a fundo nas questões mais obscuras sobre o tráfico, revelando que por trás dos temidos comandantes do tráfico, existem pessoas com sentimentos, com medos, com dúvidas. 

O personagem principal da narrativa-reportagem é Juliano VP, integrante da facção Comando Vermelho e principal traficante da favela Santa Marta. Dentro da história, conhecemos um pouco do personagem, de seus filhos, a entrada e ascensão no mundo do tráfico. Mas conhecemos também os esforços dos moradores da favela, que organizaram mutirões para levar água e luz até a favela. 

Como sou fã do jornalismo investigativo e tenho Caco Barcellos como um ídolo nessa área, não poderia deixar de falar sobre os livros dele aqui no Vida de Leitor. O próximo vai ser o ROTA 66, outra brilhante reportagem investigava do Caco.

Procurem o livro em uma biblioteca, comprem na livraria, façam o que for preciso, mas leiam ele!!

PS: Ajudem o Vida de Leitor a crescer mais e mais! Divulguem para seus amigos, seus parentes, seus colegas de trabalho. Em breve irei fazer uma promoção de lançamento, mas para isso gostaria que o blog chegasse logo aos 100 seguidores! 

Um grande abraço e boas leituras!
Bruno Thomaz